quinta-feira, 13 de julho de 2017

MonoNeon

Descobri hoje um tal MonoNeon. Toca baixo de uma maneira muito pouco prática e nada convencional. Pesquisei na wikipedia e lá diz que ele é destro e que faz parte do seu estilo tocar com um baixo para destros mas virado ao contrário, de maneira a que se toque como os esquerdinos. Mas isto sem mudar a configuração das cordas. É mesmo muito esquisito de se ver. Pelo menos para mim. Mas a verdade é que soa bem e ele ajeita-se com aquilo. Ele pode ser destro, mas, pelo menos para tocar baixo, desenvolveu qualidades de ambidestro.


Também digo que é pouco prático tocar assim porque, normalmente para os baixos elétricos, o design do instrumento está feito de forma a se tocar de uma determinada maneira, isto é, temos mais espaço e mais facilidade para tocar de uma forma própria. Não são simétricos, este tipo de instrumentos digo. Por exemplo, para a minha guitarra clássica isso não importaria muito. Nesse aspecto a minha guitarra é simétrica (algumas não são mesmo assim, mas a minha é). Aliás, até experimentei tocar como ele. Já tinha experimentado umas quantas vezes. Sentimo-nos como se estivéssemos a começar pela primeira vez. A lentidão; olhar para as mãos para nos encontrarmos; sentir as dores nos dedos da mão que normalmente não pressiona as cordas; sentirmo-nos de novo uns desajeitados com aquele bloco de madeira nas mãos que parece que não tem jeito nenhum; uma experiência engraçada sem dúvida, a de voltar ao início.

Nesse vídeo que deixei aí ele juntou-se com um rapper (que eu não conheço) e fizeram uma música que até achei interessante. A letra cativou-me. Ele tem uns vídeos no canal dele também muito engraçados, em que ele melodia pequenas cenas nada musicais. Também é interessante o pequeno manifesto que ele coloca no fim de alguns desses seus vídeos. O manifesto para o artista segunda a perspetiva dele. Uma descoberta interessante sem dúvida.

Sem comentários:

Enviar um comentário