domingo, 30 de abril de 2017

Sobre Comédia #9

Aqui está mais um post de Abraão, desta vez sobre comédia. Tema decerto controverso, e que dá azo a bastante discussão, mas que, em última análise, depende sempre do gosto e humor da pessoa.

...


Sou muito seletivo quanto à comédia. Só gosto de comédia a sério. Vá, também gosto das minhas piadas… Até já as aponto para um dia mais tarde me voltar a rir quando as reler. Mas voltando à comédia. Não é um pseudo-comediante que mais não faz do que reciclar piadas que me irá fazer rir. Não vou estar aqui a dizer nomes, até porque seria uma longa lista de quase todos os «comediantes». 



Não digo que essas pessoas não digam alguma piada de vez em quando. Eles dizem tanta coisa que acaba por sair algo decente «quando o rei faz anos». É estatístico. É também triste ver como alguns precisam de fazer as piadas fáceis e óbvias para fazerem rir. Piadas sexuais, piadas com famosos, piadas de cariz fecal… É natural fazer comédia com estes temas, pois fazem parte da nossa vida. Mas sem exageros… Um verdadeiro comediante vê-se pela capacidade de saber dizer o que mais ninguém foi capaz de magicar. Pela capacidade de fugir ao rotineiro e ao caminho percorrido por todos. Por outras palavras, um verdadeiro comediante é o artista. O que separa um comediante de um pseudo-comediante é o mesmo que separa um artista de um pseudo-artista.

Deixo dois links de vídeos de dois verdadeiros comediantes:

Para futuras pesquisas:

Abraão Esteves

Sem comentários:

Enviar um comentário