sábado, 15 de abril de 2017

Mais um filme de aliens #8

O texto de Abraão Esteves desta semana é uma crítica ao filme "Vida Inteligente" ("Life", título em inglês) e onde ele aproveita também para mandar uma boca ao DiCaprio devido ao filme que lhe deu o Óscar o ano passado. Aproveitem que não é todos os dias que temos cá críticas cinéfilas.

...


Depois de tantos anos de criações artísticas e «artísticas», compreendo a enorme dificuldade que exista em criar coisas novas. Não deve ser nada fácil conseguir pensar, por exemplo, num guião para um novo filme sem haver, seja o que for, que não tenha sido já feito. Compreendo perfeitamente isso. Mas o filme «Vida Inteligente» é um exagero…
Sem ver o filme, já estava a pensar: eles encontram um bicho novo, o bicho vai querer comê-los e no fim vamos ficar todos condenados. E, com mais um ou outro pormenor, é assim que se resume o filme. Não foi criado nada de novo, não foi apresentado nada num formato mais interessante, não foi nada projetado de uma forma inovadora. Nada. É apenas uma versão menos interessante do «Alien»… Vá, tem um extra: usam dois tipos de lágrimas. Num dos tipos, sem gravidade, a gota segregada pela glândula lacrimal sai do olho para andar ali às voltas pela nave. Um outro tipo, sem gravidade, a gota escorre pela cara. Isto é que foi uma cena inesperada. Enfim, só tirava do filme as cenas que eram suposto serem as cenas mais «artísticas» e que não passaram de um clichê mal produzido, ou seja, quase tudo…

Já estou a imaginar. Daqui a 10 anos um filme a sair que vai ser uma versão mais desinteressante ainda que o «Revenant». Vai-se chamar «O Homem com Raiva». O ator que vai ficar com o papel principal vai passar 1h numa floresta aos berros. Vai gritar tanto, gemer tanto, fazer tantas caretas, que no fim vai parir um bebé. Daqui a 20 anos, vai ser «O indivíduo que gritava com a floresta». Vai ser a história de um homem que pensava que o sentido da vida era gritar. Para ser diferente, neste vai dar à luz um cão, que vai passar a ser o seu companheiro. No fim o cão morre só para as pessoas chorarem. Fim.

Abraão Esteves

Sem comentários:

Enviar um comentário