sábado, 29 de abril de 2017

O Guitarrista - Episódio 2

Finalmente resolvi trazer-vos o segundo episódio desta série. Como tinha dito no primeiro episódio, o principal objetivo é dar-vos a conhecer obras contemporâneas de guitarra clássica, e, por consequência, dar também a conhecer os compositores das mesmas.

A ideia original era apresentar uma obra por episódio, mas neste trago-vos 3 peças, até porque acho que as músicas estão relacionadas entre si. São todas do mesmo compositor, chamado Dušan Bogdanović, nascido na (já não existente) Jugoslávia, e que compõe, não só para guitarra, mas também para diversos instrumentos, sendo que algumas composições são para guitarra acompanhada por algum outro instrumento. Grande parte da obra deste compositor incorpora motivos e ritmos da sua terra natal, a região dos Bálcãs, assim como elementos jazzísticos e clássicos. É, no fundo, música de fusão, muito própria do compositor, e algo que eu não tenho conseguido encontrar em mais peças de outros músicos. Pode ser difícil de ouvir para alguém que não está habituado, porque ele usa (e, às vezes, abusa) do contraponto e do polirrítmico. São músicas muito trabalhadas e muito divertidas de seguir em conjunto com as partituras.

As peças são "Jazz Sonatina" (3 movimentos), "Monk-a-Ning" e "Steps to Hell and Back". As duas últimas estão no mesmo vídeo, interpretadas por Thibault Cauvin (um instrumentista e também compositor francês, em que grande parte do repertório que toca, de peças de outros compositores, são músicas contemporâneas (jazz, música étnica, rock) e onde se incluem várias peças de Roland Dyens, o compositor sobre quem falei no primeiro episódio desta série). São, as 3 peças, composições predominantemente de jazz, sendo que na primeira ("Jazz Sonatina") consegue-se identificar elemento étnicos, muito presentes na obra do compositor. Essa primeira é um vídeo com as partituras e o áudio sincronizados para podermos seguir a música à medida que vamos lendo as pautas. As outras duas são pequenas peças praticamente de puro jazz. O título da segunda, "Monk-a-Ning", é uma referência à música "Ryhthm a Ning" do grande pianista Thelonious Monk, e se alguém tiver curiosidade de ouvir basta clicar no nome da peça.

Aconselho, claro, a ouvirem mais peças do Bogdanović, e a tentarem tocá-las (para aqueles que tocam o instrumento). Eu comecei a ler a "Jazz Sonatina" e a tentar tocá-la há uns tempos mas não a cheguei a concluir. São todas peças muito exigentes a nível técnico, mas a "Monk-a-Ning" toco-a toda, e sentimos sempre um enorme sentimento de sucesso quando dominamos este tipo de peças. Bem, divirtam-se então a ouvi-las e a procurarem mais. Até ao próximo episódio guitarrístico (vou tentar que seja mais regular, mas mais uma vez, sem promessas).

Sem comentários:

Enviar um comentário