segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

"Novo" Livro de Walt Whitman

Há uns dias foi anunciada uma descoberta de um romance de Walt Whitman, o autor mais conhecido pela sua poesia em forma de verso livre "Leaves of Grass". De facto a obra do autor não é muito extensa, não tendo publicado muitos livros, ou pelo menos que o público soubesse que eram dele. Descobre-se então este romance, de título "Life and Adventures of Jack Engle", publicado no início da carreira de Whitman, sob um pseudónimo, num jornal americano. 
Não é a primeira vez que é descoberta uma obra dele sob um pseudónimo, e acredito que haja mais por aí. Parece que Whitman gostava de experimentar e exprimir os seus pensamentos no anonimato, como muita gente compreenderá, ainda para mais aqueles que escrevem em blogues também anonimamente como este vosso 'blogger' (ainda que muito principiante). 
De facto a anonimidade é algo muito apetecível, dá-nos outro tipo de liberdade, e certamente que Whitman a soube aproveitar, visto que foi através de tais experiências usando a obscuridade do pseudónimo que encontrou a sua voz e escreveu a grande obra "Leaves of Grass". Dá-nos certamente uma outra perspectiva do escritor, não tanto como aquela pessoa experimentada, madura, plena e multitudinária que conhecemos da sua magnum opus, mas sim um jovem autor em procura do seu estilo. Acho fascinante pensar isto de Whitman, traz algum conforto ver que ele próprio não queria que o público soubesse dos seus trabalhos mais iniciais. Como ele próprio disse, "My serious wish were to have all those crude and boyish pieces quietly dropp'd in oblivion" (em 1882, falando claro das obras até então conhecidas e atribuídas ao próprio), e pelos vistos parece que bem tentou, mas há sempre um chato de um estudioso literário que lá desenterra estas coisas...

Deixo-vos um artigo num jornal americano que fala sobre isto: Artigo sobre o livro de Whitman;
E ainda o livro "Life and Adventures of Jack Engle" que já foi publicado, desta vez com o nome real do autor, e está livre de ser lido por quem assim o entender (eu próprio ainda não li mas como é pequeno talvez dê uma olhadela).

Sem comentários:

Enviar um comentário