sábado, 6 de maio de 2017

Antevisão do Festival da Eurovisão 2017

Desta vez trago-vos a já muito esperada publicação de Krill aqui no blogue. Fiquei a saber no outro dia que este nosso colaborador tem um sistema próprio de classificação e escolha de temas musicais para cada mês do ano. Ele decide, com base naquilo que gosta claro, a que ele acha ser a melhor música de cada mês. Achei muito interessante, mas claro, já sabia que o nosso Krill é um ávido ouvinte musical, por isso não me espantei assim tanto. Enfim, deixo-vos com o texto de Krill sobre a Eurovisão.

...

Boa tarde, senhores e senhoras! Não importa se são amantes ou não da Eurovisão, mas deixo-vos aqui a minha antevisão sobre este maravilhoso festival.

Não sei se sabem, mas Portugal já não chega à final da Eurovisão desde 2010, na altura, Filipa Azevedo representou-nos com a sua música Dias Assim, o que nos levou a um 18º lugar. Será que Salvador Sobral, com a música Amar Pelos Dois vai conseguir quebrar o enguiço?

Ora, o nosso país irá atuar na 1ª semifinal e já fiquei a saber que o nosso representante vai ser o 9º a atuar (mais ou menos, a meio do número total de atuações, que vão ser 18).

Bem, há sempre aquela questão, devido ao facto dos países de Leste terem estado numa grande ascensão nestes últimos anos. Ultimamente, fala-se que estes países mostram uma tendência de votar nos países vizinhos, atendendo a certas atribuições de 12 pontos dos anos anteriores. Aliás, o palco deste ano será num desses países. Ainda assim, nesta 1ª semifinal, o nosso país não estará a competir com tantos dessa parte. Mas desenganem-se aqueles que pensam que isto só acontece entre esses países, também em outras zonas da Europa, desconfia-se que isto também se sucede.

Deixemo-nos destas questões, passemos agora para um cenário mais alegre. Já tenho visto uns quantos comentários no YouTube, em que a maior parte são muito positivos, muito mais do que nos anos anteriores. É claro que não estou a contar, com os comentários dos haters. Neste momento, as casas de apostas apontam que a música portuguesa é a segunda favorita a ganhar a Eurovisão, apenas atrás da música Occidentali’s Karma, que representa a Itália.

Eu sei que estes comentários não passam de expetativas e de especulações, mas penso que esta música tem qualidade, ao contrário de muitas outras, que já foram em nossa representação. Pode não ser daquele estilo de música, que costuma aparecer na Eurovisão, mas acho que é uma música diferente, sobretudo, pela transparência e emoção, que a sua mensagem nos transmite. Já ficaria contente se, pelo menos chegássemos à final, quanto ao resto, logo se vê.

Esta fase das semifinais é marcada por um grande suspense, em saber quais são os 10 países de cada semifinal, que seguem em frente. É que os apresentadores revelam os nomes dos países apurados, por ordem aleatória, o que aumenta ainda mais a emoção e o vibrar dos nossos corações. Será que desta vez vamos ter um desfecho positivo? Só no dia 9 de maio é que saberemos, se é isso, que de facto irá acontecer…


Krill Krovinović

Sem comentários:

Enviar um comentário